A Câmara Municipal de Belterra, realizou, nesta terça-feira (11), a sua 8ªSessão Ordinária do biênio 2025/2026. Sob a presidência do vereador vice-presidente Anderson Junho, os parlamentares discutiram e aprovaram diversos requerimentos e indicações que visam promover melhorias em infraestrutura, educação, saúde e lazer para a população belterrense.
Entre as proposições aprovadas, destaca-se a Moção de Aplausos Nº 01/2025,de autoria do vereador Jonas Palheta dos Santos, que homenageia o 5º Pelotão de Policiamento Destacado de Belterra pelos serviços prestados à segurança pública no município.
Na área da educação, o vereador Rosevelt Gama da Silva apresentou o Requerimento Nº 026/2025, solicitando a construção de uma Escola Municipal de Ensino Infantil (E.M.E.I.) no bairro São Francisco do Portão, na Estrada Sete.
O Legislativo também aprovou o Projeto de Lei de 17 de fevereiro de 2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder, por aquisição onerosa, um terreno de domínio municipal ao Sr. Joelson Provin de Souza e à Sra. Rita de Cássia Provin de Souza.
Entre as propostas voltadas à infraestrutura, o vereador Rafael Silva Nogueira apresentou dois requerimentos: o Requerimento Nº 034/2025, que prevê a construção de uma praça de alimentação e do mercado municipal na Estrada Um, no bairro Centro, e o Requerimento Nº 035/2025, que trata da revitalização e cobertura da quadra de esportes da Praça Brasil.
Já o presidente da Câmara, Jociclélio Castro Macedo, propôs o Requerimento Nº 036/2025, para a construção de uma praça cultural de eventos na comunidade Piquiatuba, localizada na Flona do Tapajós. Além disso, apresentou a Indicação Nº 003/2025, sugerindo a revitalização da estrada Trans Tapajós nas comunidades da Flona.
Na área da saúde, o vereador Alaildo Abreu dos Santos solicitou, por meio do Requerimento Nº 038/2025, a construção de uma Unidade Básica de Saúde(UBS) na comunidade Fé Deus, no KM 72 da BR-163.
Também foram apresentadas indicações para melhorias na infraestrutura viária e na iluminação pública. O vereador Jurandy Batista Dantas propôs a Indicação Nº 001/2025, para a instalação de iluminação pública entre as comunidades de Pindobal e Jamaraquá, na Trans Tapajós, além da Indicação Nº 002/2025, que trata da recuperação da estrada da Revolta até a comunidade Santa Cruz.
Ainda, o parlamentar apresentou o Requerimento Nº 001/2025, que solicita a construção de um Posto de Saúde da Família na comunidade Aramanaí. Subscrevem este requerimento os vereadores Lineu Antônio Sarturi e Rafael Nogueira.
Por fim, o vereador Lineu Antônio Sarturi apresentou a Indicação Nº 010/2025,sugerindo a construção de uma arena de areia no Trevo de Belterra.
A sessão foi encerrada após a discussão e aprovação das proposições, reforçando o compromisso da Câmara Municipal com o bem-estar da população e o desenvolvimento econômico e social do município.