Foi realizada nessa manhã de sexta-feira 11 de abril de 2025, no Centro de Convivência do Idoso de Belterra, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A Conferência tinha como tema: “Envelhecimento Multicultural Democracia- Urgência por Equidade, Direitos e Participação .
O evento contou com a participação de várias autoridades políticas, como o prefeito Ulisses Medeiros, a vice-prefeita, licenciada como secretária de educação, Dimaima Moura, a secretária da SEMTDS, Erica Bechara e dentre outras autoridades. A conferência também teve uma boa participação de pessoas idosas.
Esse evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTDS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Belterra e o Concelho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
O legislativo da Câmara Municipal de Belterra, também esteve presente na conferência, como presidente da casa Jociclélio Castro Mecedo e os vereadores, Lineu Sarturi, Jurandy Dantas e Rafael Cabeça.
A secretária da SEMTDS, Erica Santos Bechara ,falou do objetivo dessa primeira conferência para os idosos, “hoje estamos realizando a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ela tem um arco muito importante, ela vem trazer os desafios que esses idosos enfrentam. Então, o objetivo dessa conferência é buscar soluções para que eles tenham uma melhor qualidade de vida”.
Emanuelle Marina Farias, presidente do Concelho dos Idosos de Belterra, também fez as suas ressalvas deste momento tão importante para as pessoas idosas “eles nos ensinam, durante as nossas vidas. E são essas pessoas que nós temos que cuidar. São pessoas que precisam de uma atenção especial, pois nós que somos pessoas mais novas temos muito que aprender com eles, é com eles que aprendemos o dom da vida. Eu fico muito feliz de ser a primeira presidente do Concelho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Nosso concelho ainda é novo , nós ainda estamos nos estruturando, mas, temos a parceria da SEMTDS, juntos vamos lutar pelos direitos dos nossos idosos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Belterra, Jociclélio Castro Macedo, também fez as suas observações desse momento tão importante para os idosos belterrenses “ quero agradecer a Deus por essa manhã. Quero parabenizar a secretária Erica Bechara, por essa bela iniciativa. Primeiro por criar o Concelho e segundo em está apoiando as ações do concelho. A conferência sem dúvida é uma grande conquista a favor dos direitos dos idosos, aqueles direitos que antes não era levado a sério. Mas, essa realidade mudou , a partir do momento em que começamos a dá uma melhor atenção para essa questão. Esse governo que começou comigo e que continua com o prefeito Ulisses Medeiros, foi quem contribuiu com essa melhoria , com a construção do CCIB, com a compra de um micro ônibus pra dar apoio as ações do Centro de Convivência do Idoso de Belterra. E podemos ver que esse belo trabalho continua à frente da nossa secretária Erica Bechara, que não tem medido esforços para trazer uma melhor qualidade de vida para nossos idosos”.
Portanto, a Câmara Municipal de Belterra sempre honrando e mostrando que tem compromisso com a população desse município.