QUINTA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELTERRA

0

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, a Quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Belterra, onde o presidente da Casa, Jociclélio Castro Macedo, reuniu-se com os vereadores para debater assuntos importantes em prol do desenvolvimento do município de Belterra.

A sessão contou com a presença dos vereadores Anderson Junho, vice-presidente da Câmara(MDB), Jonas Palheta (Republicanos), Tinem (PT), Rose Gama (Republicanos), Capitão Nascimento (MDB) e Gibão (Republicanos). Os vereadores Rafael Cabeça (PSD), Jurandy Dantas (PSD) e Lineu Sarturi (PSD) não puderam comparecer, pois estavam viajando para a capital paraense, Belém, em busca de recursos para melhorias no município. A vereadora Juliana Rocha (PP) também não compareceu à sessão devido ao tratamento de saúde de seu filho.

Um dos assuntos mais debatidos na sessão foi o problema da falta de energia em alguns bairros do centro de Belterra e nas comunidades da Flona do Tapajós. Os vereadores destacaram a necessidade de buscar soluções para essa questão e cobrar da empresa Equatorial melhorias na qualidade do fornecimento de energia no município. Os legisladores também comemoraram a conclusão do requerimento que visa o aumento do salário dos servidores públicos da educação municipal.

O vereador Rose Gama ressaltou: “Bom dia a todos. Quero tratar de um assunto importante: a falta de energia na Estrada 05. Recebo ligações de moradores que sofrem com essa situação, afetando idosos e crianças. A empresa responsável pelo fornecimento de energia não realiza um trabalho de qualidade como deveria. Precisamos tomar providências, pois esse problema persiste há muito tempo. A falta de energia na Flona é outra questão que deve ser resolvida.”

O vereador Tinem também se manifestou: “Essa questão da Estrada 05 não é de hoje. O problema da energia lá é fácil de ser resolvido, pois o mato cresce na rede elétrica, prejudicando a distribuição de energia. A Equatorial não dá atenção a esse problema, e muitas vezes os moradores ficam dois ou três dias sem luz. Acredito que devemos elaborar um documento e solicitar que a Equatorial visite o local para tentar resolver essa questão. Nem sempre os problemas são de nossa alçada, mas podemos buscar soluções. Proponho uma audiência pública na Câmara com os representantes da Equatorial para cobrarmos uma solução mais eficaz.”

O vereador Capitão Nascimento também se pronunciou: “Na última sexta-feira, tive a honra de participar de um evento na cidade, onde o governo municipal entregou uma belíssima obra: um educandário denominado Professora Dilma Marques Bentes. Foi uma homenagem proposta pelo vereador Jurandy Dantas e aprovada por esta Casa. O evento foi emocionante, principalmente para a família da homenageada. Essa obra era um desejo antigo da população e sua concretização é motivo de grande satisfação.”

O vice-presidente da Câmara, Anderson Júnior, destacou: “Quero ressaltar a importância da inauguração da escola no bairro Vereadora Malu. A professora Dilma Bentes deixou um belo legado na educação do nosso município. Quando cheguei a Belterra em 2014, esse bairro estava apenas começando a se desenvolver. Com a luta dos moradores e o empenho do governo, o bairro tem melhorado bastante, com avanços na infraestrutura, como a perfuração de novos poços, inauguração de escola e promessas de construção de uma nova creche. Oposto de saúde também foi recentemente inaugurado. O governo municipal segue com seu plano de inaugurações, demonstrando compromisso com a população.”

O presidente da Câmara, Jociclélio Castro Macedo, também se manifestou: “Hoje tivemos uma sessão muito produtiva. Aprovamos vários requerimentos de diversos vereadores, mas o principal deles foi o projeto de lei do Executivo que concede o reajuste do magistério. O projeto foi aprovado hoje em segunda votação e agora será encaminhado ao prefeito para sanção. Esperamos que, ainda neste mês, os professores possam receber esse reajuste, que é mais do que merecido. É o mínimo que podemos fazer para valorizar os profissionais da educação.”

Os 18 requerimentos que estavam na pauta da Quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal foram aprovados, demonstrando o compromisso e a responsabilidade do Legislativo com a população de Belterra.

A sessão foi bastante produtiva, com discussões sobre temas essenciais para o desenvolvimento econômico e social do município.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade