Atualização Janeiro 2023
JONAS PALHETA DOS SANTOS – REPUBLICANOS – Titular em exercício
Telefone: (93) 99155-2111
E-mail: jonaspalheta999@icloud.com
Biografia:
Jonas Palheta dos Santos é natural de Santarém– PA, nascido em 17/11/1979, é filho de Raimundo Pereira dos Santos e Rosineide Palheta, Vereador atuante na legislatura 2021 a 2024 na Câmara Municipal de Belterra em exercício pelo Partido União Brasil – UB.
JURANDY BATISTA DANTAS – PSD – Titular em exercício
Telefone: (93) 99200-8878
Biografia:
Jurandy Batista Dantas é natural de Santarém – PA, nascido em 13/07/1979, é filho de Jose Barbosa Dantas e Maria Carmenis Batista Dantas, Vereador atuante na legislatura 2021 a 2024 na Câmara Municipal de Belterra em exercício pelo Partido Partido Verde-PV.
SÉRGIO CARDOSO DE CAMPOS – MDB – Titular em exercício
Telefone: (93) 99123-3791
E-mail: vereadorserjao@hotmail.com
Biografia:
Sergio Cardoso de Campos, mais conhecido como Serjão, é natural de Penápolis/ São Paulo, nascido em 06 de abril de 19957, filho de Renato Cardoso de Campos e Hermina Jesus Santos, casado com Marcia Braga e pai de Renato Braga, Maria Júlia Braga e Fernanda Campos.
Residiu em São Paulo, estudou na Escola Técnica Agrícola de Penápolis, atuou como policial Militar em São Paulo nos anos de 1976 a 1980, mudou-se para o estado de Mato Grosso em 1981, onde residiu por 18 anos. Em 1999 mudou-se para a cidade de Belterra – PA, vindo morar na estrada 7 Colônia Traquar, mudou0-se para a Comunidade do Amapá no km 33, onde mora atualmente, desde então trabalha na Agricultura.
Serjão teve seu primeiro mandato em 2012 e obteve 368 votos, nas eleições de 2016 obteve 329 votos e em 2020 obteve 529 votos.
Foi presidente da Câmara Municipal de Belterra no ano de 2017 a 2018 e de Março de 2019 a Dezembro de 2020;
Presidente da Comissão de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação, membro da Comissão Executiva no ano de 2020.
Presidente da Comunidade Amapá de 2008 a 2012.
ELSON NASCIMENTO SILVA – MDB – Titular em exercício
Telefone: (93)98805-9547
E-mail: elson096@gmail.com
Biografia:
Capitão Nascimento, nasceu em Belterra no dia 23 de Março de 1970, filho de Antônio Gonçalves Silva e Margarida Nascimento Silva.
Cursou o ensino fundamental e médio em Belterra concluindo no ano de 1989. Mudou-se para a cidade de Santarém em razão de ter ingressado no Exército Brasileiro, alcançando a graduação de Cabo.
Incluiu nas fileiras da Polícia Militar do Estado do Pará no ano de 1992, na condição de aluno soldado, sendo promovido as graduações de soldado, Cabo, 3° Sargento, 2° Sargento e 1° Sargento e aos postos de 2° Tenente, 1° Tenente e Capitão, indo para a reserva remunerada.
Após a vida ativa na polícia Militar exerceu a Direção da Penitenciária Silvio Hall de Moura. Frequentou o curso de Direito, formando-se Bacharel em Direito com aprovação no Exame da Ordem da OAB.
No ano de 2020 candidatou-se a Vereador pelo MDB, o qual foi eleito vereador e hoje faz parte da mesa diretora na função de 2° Secretário.
ALEUDA RODRIGUES PEDROSO – PSD – Titular em exercício
Telefone: (93) 99176-0470
E-mail: aleudarodrigues79@gmail.com
Biografia:
Aleuda Rodrigues Pedroso, nascida na cidade de Santarém, no ano de 1961, filha de Maria A. P. Rodrigues e Alderico P. Rodrigues. Cursou o ensino fundamental e médio em Belterra, concluindo no ano de 2003.
Exerceu o cargo de professora do ensino fundamental na comunidade do Amapá e na comunidade de São Pedro por 13 anos.
Foi vice coordenadora do CRAS em Belterra por 03 anos. Concorreu as eleições municipais do ano de 2017, sendo suplente de Vereadora e assumindo o mandato por 8 meses.
Concorreu novamente as eleições municipais de 2020 sendo suplente. Assumiu a Secretaria de Agricultura por 06 meses, posteriormente assumindo o mandato de Vereadora pelo União Brasil – UB.
ANAGIBIO SOUSA PEREIRA – REPUBLICANOS – Titular em exercício
Telefone: (93) 99195-8807
E-mail: anagibio.sousa77@gmail.com
Biografia:
Anagibio Sousa Pereira, mas conhecido como Gibão é natural de Santarém – PA, nascido em 1977, é filho de Francisco Monte Pereira e Maria de Nazaré Sousa Pereira, casado com Maria Dilcilene Sousa de França, pai de Ana Kele de França Pereira (falecida), Alessandra de França Pereira e Gabriel de França Pereira.
Reside na zona rural desde a data do seu nascimento até os dias atuais, onde estudou na Escola São Jorge, começou a trabalhar desde muito cedo, aos sete anos de idade, em sua juventude trabalhou como agricultor e hoje é vereador.
Em 2018 ocupou o cargo de assessor do governo, onde ocupou o cargo por um ano. No ano 2020, disputou a eleição para vereador, onde foi eleito com 224 votos, sendo o mais votado do partido PSC – Partido Social Cristão.
JOSÉ HELIVELTON DE NORONHA LIMA – PT (93) 99163-6169 – Titular em exercício
Biografia: Professor Herivelto, nascido e criado neste município, filho de Edgar da silva Lima e Maria Ivani de Noronha Lima, casado com Rosilene Silva de Assis Lima com quem tem dois filhos, Gustavo e Clarissa. Desde muito jovem, ajudei meu pai nas atividades de sustento da família na agricultura e corte da seringa. Com muita dificuldade, mas com o apoio da família e muita determinação se dedicou aos estudos por entender que a educação é a única ferramenta de transformação na vida da população mais pobre, teve a oportunidade de estudar do ensino fundamental até a pós graduação no município onde nasceu, Belterra através de programas de incentivo a formação de docentes criados nos governos do então presidente Lula. Em 1997 concorreu a uma vaga no concurso público do município de Belterra, sendo aprovado para o cargo de professor e hoje com 26 anos na profissão, tem a certeza que pôde contribuir na formação de milhares de crianças, jovens, adolescentes e adultos. Nesse período, além das atividades educativas que desenvolveu, teve a oportunidade de participar da coordenação do Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do Pará – SINTEPP, também exerceu a função de vice coordenador da Associação de Moradores do Bairro São José na Estrada Oito, Gestor da Escola Darcy Vargas na Estrada Oito, Coordenador de Desporto do Município de Belterra e Vice-presidente da Liga Esportiva de Belterra. Em 2012, foi convidado pelo Partido dos Trabalhadores para concorrer a uma vaga para o legislativo belterrense, sendo eleito com uma expressiva votação. Em 2016, decidiu concorrer para a reeleição e graças ao trabalho que fez no primeiro mandato, ao apoio da família e de todos os amigos conquistados ao longo da jornada profissional e legislativa conseguiu ser reeleito para o segundo mandato e em 2020 contando com o mesmo apoio que teve nas últimas duas eleições conseguiu ser reeleito para o terceiro mandato.
Principais Projetos Aprovados Durante o Mandato
Aguardando Execução
- Projeto que solicita a construção de um microssistema na Escola Darcy Vargas na Estrada Oito.
- Projeto que solicita o direito do auxílio alimentação aos servidores públicos municipais em jornada dupla de trabalho.
- Projeto que solicita uma agência do Detran no município para serviços burocráticos.
- Projeto para a construção do centro esportivo e cultural na Praça Brasil.
- Projeto que cria o Prêmio Escola que Educa como uma forma de incentivo a educação pública do município.
- Projeto para a construção de uma quadra poliesportiva na Estrada Oito (com recurso na conta da Prefeitura através de emenda parlamentar do Dep. Federal Airton Faleiro).
- Projeto para a construção de uma praça com playground no Bairro de Santa Luzia.
Projetos Executados
- Projeto que estende a licença maternidade das servidoras públicas de 4 para 6 meses.
- Projeto que institui a utilidade pública para entidade sem fins lucrativos no município.
- Projeto que solicita o asfaltamento da Estrada Oito.
- Projeto de construção de escola na comunidade de revolta e São Miguel no km 130 br 163.
- Projeto de denominação de logradouro públicos.
- Projeto de iluminação de campos de futebol (recursos próprios do mandato)
- Projeto de incentivo financeiro às competições esportivas. (Recursos próprios do mandato).
- Projeto de construção de um campo de futebol no travessão do km 135 da BR 163, comunidade carrapato. (Recursos próprios do mandato).
- Projeto de iluminação do campo de futebol do Neto Esporte – comunidade Prainha II -Flona Tapajós (recursos próprios do mandato).
- Projeto de iluminação do campo de futebol society na comunidade de Corpus Christi.
- Distrito de Galileia – BR 163 (recursos próprios do mandato).
- Projeto de iluminação do campo de futebol society na Estrada 10. (Recursos próprios do mandato em parceria com a comunidade).
- Título de Utilidade Pública concedido à Casa Familiar Rural de Belterra – CFR – Belterra.
JOSÉ OCIVALDO SILVA FEITOSA – REPUBLICANOS – Titular em exercício
Telefone: (93) 99144-8092
E-mail: joseocivaldofeitosa@gmail.com
Biografia:
Nascido no dia 13 de julho de 1974, na cidade de Belterra, filho de Raimundo Silva Franco e Maria de Nazaré Silva Feitosa. Cursou o Ensino Fundamental e médio nesta cidade concluindo no ano de 1999. Ingressou no Serviço Público (Prefeitura Municipal de Belterra), no ano de 2002 permanecendo até 2011.
Assumiu o cargo de Conselheiro Tutelar no ano de 2012, permanecendo até 2017. Concorreu às eleições municipais, ficando na condição de 1º suplente e assumindo posteriormente o mandato de vereador por 1 (um) ano e 06 (seis) meses.
Concorreu ao Pleito Eleitoral de 2020, elegendo-se vereador pelo partido PV. Sendo licenciado, foi Secretário de Saúde de Belterra por 09 meses. Assumiu o mandato de vereador em outubro de 2021, permanecendo até a presente data.
LINEU ANTÔNIO SARTURI – PSD – Titular em Exercício
Telefone: (93) 99136-4250
E-mail: lineusarturi@gmail.com
Biografia:
Filho de agricultor, líder estudantil, presidente do grêmio estudantil Erico Verissimo (GEEV), líder comunitário, desportista, líder político (Coordenador da JPMDB) no núcleo regional do Médio Alto Uruguai – RS, presidente do PMDB no Município de Cristal do Sul – RS, membro do movimento tradicionalista do RS (MTG), vereador eleito nos Municípios de Rodeio Bonito – RS no ano de 1993 a 1996, Município de Cristal do Sul no período de 2001 a 2004, vice presidente da Cooperativa de Garimpeiro Médio alto Uruguai (COOGAMAI), membro da diretoria da Cooperativa Regional de Eletrificação do Médio Alto Uruguai (CRELUZ), membro do corpo de jurado das comarcas de Seberi – RS e Rodeio Bonito – RS, membro do fórum de discussão do combate a cólera no simpósio latino americano realizado no Município de Cornélio Procópio no Estado do Paraná, com participação dos países da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia. No estado do Pará foi presidente fundador da Comunidade do Trevo no Município de Belterra, presidente fundador da Comunidade Católica, Nossa Senhora Aparecida (trevo de Belterra), foi Secretário Municipal de Agricultura de Belterra no período de 2017 a 202 e atualmente Vereador.
ANDERSON DOS SANTOS COSTA – MDB – Titular em exercício
Telefone: (93) 99159-2412
E-mail: vereadoranderson5@gmail.com
Biografia:
Anderson dos Santos Costa é natural de Belterra – PA, nascido em 03/06/1991, é filho de Alberto Jose dos Santos Costa e Erivete Socorro Sousa dos Santos, Vereador atuante na legislatura 2021 a 2024 na Câmara Municipal de Belterra em exercício pelo Partido Movimento Democratico Brasileiro – MDB.
RELISON SILVA DO NASCIMENTO – PSD – Titular em exercício
Telefone:(93) 99975-4259
E-mail: relison884@gmail.com
Biografia:
Relison Silva do Nascimento é natural de Belterra – PA, nascido em 03/11/1986, é filho de Raimundo Caetano do Nascimento e Maria Marcilene Silva do Nascimento, Vereador atuante na legislatura 2021 a 2024 na Câmara Municipal de Belterra em exercício pelo Partido Partido Socialista Brasileiro-PSB.